Yoga

O que é o Yoga?

Yoga quer dizer a unificação de si mesmo. Vem da raiz sânscrita yuj, cujo significado é precisamente jugo, junção, união, comunhão, integração...

É um sistema de educação integral, que não envolve apenas o corpo, a mente e o intelecto, como também o espírito interior. Yoga é indicado para todos, é universal!

Esta técnica conduz seus praticantes a um estado de intenso relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo, ela contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.

Yoga é UNIÃO! Pratique...

O Yoga tem sido muito difundido e o interesse pela prática cresce cada dia mais. O desafio com isso é que as opções a respeito das modalidades que envolvem esse estudo originado da Índia se multiplicou, criando uma salada de nomes que muitas vezes desanima quem quer começar a mexer o corpo e alinhar a mente.

Afinal, que tipo de yoga escolher? O Yogadelic incentiva e te ajuda a escolher o Yoga que mais combina você!

*Sabemos que outras tantas técnicas estão sendo difundidas por todo o mundo. Aqui está um pouquinho do que a gente mais gosta.

Hatha Yoga 

Resultado de imagem para vinyasa yoga

É o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, com um leve aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo, uma delas consiste na educação psicossomática, conhecida como Hatha Yoga. Etimologicamente quer dizer Yoga do SOL e da LUA, símbolo dos dois polos, pelo equilíbrio da dualidade. Tem por objetivo o aperfeiçoamento do corpo e da mente e ainda a utilização das imensas potencialidades que dormem no homem e que ele desconhece.

Ashtanga Yoga 

Resultado de imagem para vinyasa yoga

A respiração é o fio condutor dessa prática e liga postura a postura em uma ordem precisa. A sincronização da respiração com o movimento proporciona uma melhor circulação sanguínea e gera um fluxo de energia que aquece o corpo, purificando músculos, órgãos e eliminando toxinas através da transpiração.

O Ashtanga Vinyasa Yoga foi desenvolvido pelo mestre indiano Krishnamacharya, a partir de um antigo texto em sânscrito denominado Yoga Korunta. Pattabhi Jois, um de seus discípulos mais próximos, foi quem ajudou a disseminar o estilo ao redor do mundo.

Kundalini Yoga

A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. Essa realização é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação) gerando assim uma pressão que força a subida da kundalini através da coluna utilizando-se PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).

Iyengar Yoga

 

O Iyengar Yoga ajuda a desenvolver um corpo firme, uma mente estável e focada e um espírito colaborativo. Habilidades desejáveis nos dias de hoje para combater o stress e melhorar a performance em todos as áreas da vida.

Isso é possível graças ao uso de “props” (apoios) que funcionam como “professores assistentes”. São bloquinhos, almofadas, cintos, pranchas e cadeiras que auxiliam à entrada nas posturas respeitando os limites individuais ao mesmo que extraem o alinhamento e equilíbrio necessários dos praticantes.

O Iyengar Yoga é uma das várias modalidades do Yoga, fundamentada nos ensinamentos do mestre B.K.S Iyengar.

Acroyoga 

Acroyoga é o yoga das relações, do trabalho em equipe e do estar acompanhado. É uma prática para integrar corpos, mentes e corações, que desperta a confiança em si e no outro. São acrobacias com consciência do yoga, terapias usando o alinhamento do corpo e a gravidade e uma profunda reconexão do olhar para dentro e para fora.

Yogaterapia Integrativa 

Resultado de imagem para yogaterapia integrativa

Desenvolvido nos Estados Unidos por Joseph Lepage, esse método coloca a ênfase no processo da cura, trabalhando em todos os níveis do ser humano: físico, mental, emocional e espiritual. Segundo Joseph, a cura acontece quando estabelecemos contato com a parte mais profunda de nós mesmos. A abordagem terapêutica desta prática é ensinar pessoas com problemas a tornarem-se mais conscientes da sua condição em todos os níveis, melhorando a qualidade de vida e usando técnicas respiratórias, exercícios adequados e meditação com foco na cura.

Vinyasa Yoga 

Resultado de imagem para vinyasa yoga

Vinyasa Yoga é o sistema introduzido por Tirumalai Krishnamacharya, uma das figuras mais influentes em Yoga dos últimos 100 anos, conhecido também como o desenvolvedor do yoga contemporâneo ou o embaixador do Yoga no Ocidente. O método fica imortalizado através do seu discípulo Srivasta Ramaswami, no seu livro “The Complete Book of Vinyasa Yoga” (O livro completo de Vinyasa Yoga).

Quando Ramaswani estudava com o mestre Krishnamacharya, chegou na conclusão de que para levar yoga para o ocidente, esta devia ser apresentada de uma forma “descaradamente agressiva” pois os ocidentais devido às suas caraterísticas de praticidade, deviam começar a trabalhar primeiramente o corpo físico disciplinada e constantemente para, eventualmente, atingir o corpo mais sutil.

“Vinyasa”, do sânscrito “vi” – de uma forma em especial e “nyasa” – colocar, é um método que pode ser descrita como uma sequência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura com outra para criar um fluxo contínuo. A sua prática incorpora posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento, e meditação estática no final da aula / concentração /relaxamento (dharana e dhyana).

Sivananda Yoga

Resultado de imagem para sivananda yoga

Trata-se de uma prática de síntese dos principais ramos do Yoga tradicional (Karma, Bhakti, Hatha, Raja e Jñana Yoga), segundo o mestre Swami Sivananda Saraswati. Trazido pela primeira vez ao ocidente em 1957 por Swami Vishnu Devananda - um dos principais discípulos de Sivananda - foi logo adaptado às necessidades da sociedade atual, propondo uma atenção especial aos cinco pontos básicos: 1) Exercícios (ásanas), 2) Respiração (pranayama), 3) Relaxamento (shavasana), 4) Alimentação (vegetariana), 5) Atitude positiva e meditação (dhyana). Estes pontos visam sobretudo a refinar a higiene de vida do praticante, o que resulta em uma melhor consciência do verdadeiro propósito do Yoga.

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do Blog